A pergunta sempre é válida e bom ser relembrada neste dia do consumidor: “meu cliente está satisfeito com o atendimento oferecido pela minha empresa?”
Para responde-la, é essencial, dentre outros aspectos não menos relevantes, saber se os seus colaboradores estão preparados para responder perguntas ou solucionar os problemas apontados pelos seus clientes. Como é de conhecimento, um bom atendimento atrai o cliente e tem influência positiva para que ele opte pelo serviço e/ou produto de determinada empresa.
Em que pese a existência do Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008, que estabelece normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, os colaboradores precisam demonstrar interesse, respeito e empatia pelo cliente.
Para isso, devem estar bem treinados para atende-los de forma eficaz, realizando um atendimento de excelência.
Dentro desse contexto surge outra pergunta: “meus colaboradores estão preparados para atender os clientes da minha empresa?”
Muitas vezes é válida a conversa entre os colabores que prestam atendimento ao cliente e o departamento jurídico da empresa, para que tenham orientação técnica sobre os direitos e deveres dos clientes, bem como a forma mais eficaz de responder às principais perguntas.
Com os colaboradores adequadamente orientados, minimiza-se desgaste com os clientes e também evita-se medidas administrativas e judiciais.