A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos também está colaborando com o país para amenizar os efeitos negativos do Covid – 19 no emprego e na renda dos brasileiros.
Para tanto, os cinco maiores bancos associados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander) anunciaram que a prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas, contraídas em contratos de créditos de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas, para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores que já foram usados pelo cliente.
Os clientes devem verificar junto aos seus bancos o prazo e as condições dos novos pagamentos. O atendimento não precisa ser presencial, sendo possível entrar em contato com o gerente ou usar os canais eletrônicos e meios digitais de cada instituição bancária.
É bom deixar claro que a medida não abrange dívidas no cartão de crédito e cheque especial, tampouco inclui boletos de consumo geral, como água, luz e telefone, além de tributos, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos.