DIA DO CONSUMIDOR

15 março 2020 / VG

A pergunta sempre é válida e bom ser relembrada neste dia do consumidor: “meu cliente está satisfeito com o atendimento oferecido pela minha empresa?”

Para responde-la, é essencial, dentre outros aspectos não menos relevantes, saber se os seus colaboradores estão preparados  para  responder perguntas ou solucionar os problemas apontados pelos seus clientes. Como é de conhecimento, um bom atendimento atrai o cliente e tem influência positiva para que ele opte pelo serviço e/ou produto de determinada empresa.

Em que pese a existência do Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008, que estabelece normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, os colaboradores precisam demonstrar interesse, respeito e empatia pelo cliente.

Para isso, devem estar bem treinados para atende-los de forma eficaz, realizando um atendimento de excelência.

Dentro desse contexto surge outra pergunta:  “meus colaboradores estão preparados para atender os clientes da minha empresa?”

Muitas vezes é válida a conversa entre os colabores que prestam atendimento ao cliente e o departamento jurídico da empresa, para que tenham orientação técnica sobre os direitos e deveres dos clientes, bem como a forma mais eficaz de responder às principais perguntas.

Com os colaboradores adequadamente orientados,  minimiza-se desgaste com os clientes e também evita-se medidas administrativas e judiciais.

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